Profundidade de campo: o desfoque não é vaidade

Profundidade de campo parece algo ligado à agricultura, ao solo, mas não é por aí. rs

Em resumo, é a parte da foto que tá nítida.

Quando só o assunto principal fica nítido e o fundo aparece desfocado, temos uma profundidade de campo menor.

Quando quase tudo fica nítido, do primeiro plano até o fundo, a profundidade de campo é maior.

O desfoque ajuda a organizar a cena

Uma profundidade de campo pequena pode “salvar” fotos quando o cenário de fundo não tá organizado.

Situações que podem desorganizar o fundo da foto: uma rua movimentada, parede cheia de informação, carro passando atrás, galho de árvore, placa, fio, poste, objeto perdido, etc.

Com o fundo desfocado, o olhar de quem vê a foto consegue identificar o assunto principal de forma prática.

Então, o desfoque não é só estética, é organização visual.

Nem sempre desfocar é o melhor

Em alguns tipos de fotos o fundo precisa mostrar o que tem nele, tipo: paisagem, arquitetura, fotografia documental ou cena de rua.

Às vezes o lugar conta tanto quanto a pessoa, porque pode ajudar a explicar o contexto da foto.

Quando se desfoca tudo, deixa um efeito bacana, mas também pode descontextualizar.

Profundidade de campo não é norma, não há necessidade desfocar todas fotos pra tentar deixar a foto bonitinha.

Tem foto que pede fundo suave e tem foto que é necessário contexto.

Tem que entender o que a cena quer contar antes de apertar o botão.

A abertura da lente manda bastante

A abertura da lente é um dos grandes definidores se você terá profundidade de campo grande ou pequena.

Aberturas maiores, como f/1.8 ou f/2.8, tendem a produzir mais desfoque.

Aberturas menores, como f/8 ou f/11, deixam mais áreas da imagem nítidas.

Confunde um pouco porque o número menor representa uma abertura maior.

Pra simplificar: quanto mais aberta a lente, menor a área em foco. Quanto mais fechada, maior a área em foco.

Como a abertura não trabalha sozinha, vamos ver o que mais influencia a profundidade de campo.

Distância também muda tudo

A distância da câmera ao assunto e ao fundo interfere bastante no tipo de profundidade do campo.

Quanto mais próximo da pessoa ou do objeto, o fundo tende a desfocar mais.

Se o fundo está bem longe do assunto, também ajuda.

Mas, se a pessoa está grudada na parede, não vai rolar.

Vale pra câmera e pro celular.

No modo retrato, o software tenta simular esse desfoque. Às vezes trabalha certo e outras, nem tanto. Recorta cabelo errado, come borda de óculos, erra orelha e inventa fundo estranho.

Quando há distância real entre assunto e fundo, até o celular sofre menos.

Profundidade de campo também destaca detalhes

Na fotografia still (produto, comida, plantas, objetos pequenos), a profundidade de campo é um bom condutor do olhar de quem vê a foto.

Deixar nítido o ponto mais importante e deixar o restante vai suavizando.

A foto indica onde começa a visualização.

Se a profundidade de campo ficar pequena demais, pode faltar nitidez em partes importantes.

Em retrato, por exemplo, um olho pode ficar nítido e o outro já meio fora.

Em produto, a marca pode estar em foco e a textura principal não.

Desfoque bonito não vai compensar assunto principal da foto mal pensado.

Tem que ter intenção

Profundidade de campo é escolha.

Só efeito bonito pra deixar a imagem com cara de profissional.

Antes de fotografar, vale se perguntar se você quer isolar o assunto da foto ou mostrar o ambiente.

Se tu quer isolar, faz sentido abrir mais a lente, chegar mais perto e afastar o fundo.

Se a ideia é mostrar contexto, talvez seja melhor fechar um pouco a abertura, ajustar a composição e deixar mais nitidez na foto.

Não tem jeito, é preciso decidir o que entra, o que sai, o que fica nítido e o que pode desaparecer um pouco.

O fundo também faz parte da foto

Em outras palavras, a profundidade de campo é uma forma de controlar atenção do visualizado da foto.

Ela pode separar o assunto do fundo, limpar a cena, criar volume e dar força pra um detalhe.

Mas também pode esconder informação importante quando usada no automático ou só por vaidade visual.

Desfoque é bonito, mas precisa trabalhar pra foto, não virar o assunto principal.